Resenha de Trono de Vidro

Diego Mendes
3 min readJul 27, 2022

— Por quanto tempo ficará conosco?

— Apenas alguns anos — disse Dorian, e suspirou

Foto autoral

dizia Richard Rorty citado em Todorov(2009) “conhecer novas personagens é como encontrar novas pessoas”. Eu fiquei encantado com o elenco do livro de uma forma absurdamente boa. As personagens são tão reais e cheias de emoção que me pareceram bem palpáveis na realidade. Richard estava certo ao dizer aquilo, pois realmente senti que meu ciclo de amizades aumentara.

Já falando das personagens, trago em destaque aqui o meu novo triângulo “amoroso” favorito: Celaena, Chaol e Dorian. Celaena, de fato, é uma personagem que me intrigou muito. Ela é uma mistura humana de Cinderela com Katarina (do lol). Ela é uma assassina, mas não porque quis, mas sim porque foi obrigada a fazê-lo. Dessa forma, ela não tem a frieza em seu coração, ela ainda tem a pureza que nem as Minas de Eldovier conseguiu corromper. No início do livro, a gente espera que ela se rebele e bata em todo mundo. Eu dizia a mim mesmo “Mona, tu és uma assassina, bate em todo mundo aí”, mas ela ficava quieta, na dela. Só mais tarde, entendemos que ela não é esse tipo de assassina sanguinária. Foi só o destino que não foi legal com ela e a colocou nessa situação. Por sua idade jovial, 18 anos, é justificável certas ações e pensamentos que ela tem durante a narrativa, principalmente a sua paixão por Dorian, o príncipe.

Falando nele, devo confessar que ele não é o meu favorito e o acho muito inconveniente. Dorian quis trazer a assassina para provar para o pai que ele não é um bebê mimado e fraco. Ele tenta confrontar a figura do pai durante o livro todo, conseguindo, de fato, só no final, após a indignação causada pelo sentimento que tem sobre a assassina.

Sobre Choal, ah, tadinho do Choal. Ele é o meu favorito até então. Eu certamente gritei e fiz barulhos fofos e estranhos todas as vezes que ele e Celaena estavam juntos. Eu simplesmente amei todos os flerts velados, os charmes nas entrelinhas, os olhares, os presentes, os toques e os diálogos dos dois. Eu terminei o livro indignado que a minha fanfic não se tornou realidade. Eu quero muito que eles fiquem junto. (se você já leu os outros livros, não me dê spoillers, deixa eu continuar acreditando).

foto autoral

No geral, eu amei o enredo principal, teve tudo que gosto, ação, magia, flerts, traição e suspense. Gostei do enredo secundário também, a temática do livro é muito boa e me fez querer ler os próximos. Estou encantado com esse universo e ansioso para saber mais sobre Celaena.

Foto autoral

--

--

Diego Mendes
Diego Mendes

Written by Diego Mendes

Aqui você pode ler a minha alma, os meus pensamentos, as minhas dores e os meus amores. Pegue o que lhe faltar e devolva o que não mais precisar...

No responses yet